< Voltar ao empreendimento
MÉTODO CONSTRUTIVO STEEL FRAME

MÉTODO CONSTRUTIVO STEEL FRAME

DEFINIÇÃO E ORIGEM

Light steel framing é uma designação utilizada para descrever um sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural. São estruturas que não utilizam tijolo ou cimento, sendo que o concreto é apenas empregado nas fundações. O sistema também é conhecido por estruturas em aço leve e construção CES (Construção Energitérmica Sustentável).

Hoje mais de 40% das estruturas comerciais nos Estados Unidos utilizam o sistema e mais de 500.000 casas foram construídas neste sistema na última década no país. Países como Canadá, Chile e Austrália também estão trabalhando em larga escala.

Apesar de ser considerado novo, o sistema está no Brasil a aproximadamente 17 anos e hoje conta com o apoio de diversas empresas que dominam o mercado mundial de Construção a Seco. O preço competitivo, a rapidez na execução, a qualidade do sistema CES e o aumento da consciência do público em relação à baixa qualidade de execução de construções em alvenaria, tem levado as construtoras a adotar este sistema consagrado em todo o mundo.

VANTAGENS

1. Segurança Estrutural

Para se ter uma ideia, um dos fatores mais importante para o crescimento deste sistema foi a capacidade da estrutura resistir a catástrofes naturais como terremotos e furacões.

2. Conforto

Isolamento Térmico

Uma das mais apreciadas qualidades numa casa e talvez a menos alcançada, é o isolamento térmico. Os materiais deveriam conferir à habitação um completo escudo contra as variações de temperatura e de humidade sentidas no exterior. Nestes aspectos, uma casa com estrutura em CES é completamente isolada do exterior através de seus revestimentos e da possibilidade de utilização de materiais isolantes nas cavidades da estrutura metálica.

Isolamento Acústico

Na maior parte das edificações modernas é necessário levar em consideração o som produzido em outras dependências da casa ou mesmo o ruído proveniente do exterior. Muitas vezes pensa-se que a única forma de evitar a propagação do ruído é aumentar a largura das paredes. No entanto, estudos mostram que o aumento da parede não é proporcional a diminuição de ruído e que o sistema CES que trabalha com duas paredes fixadas na estrutura metálica e revestidas com materiais que comprovadamente revelam ser maus condutores do som, ao contrário do que acontece com o tijolo e o cimento, tem resultados bastante superiores.

Equilíbrio de Umidade no Ambiente

O excesso de umidade proveniente da respiração dos ocupantes e da utilização de água quente, provoca umidade nas paredes e vidros, muitas vezes chegando a escorrer água nessas áreas como resultado da condensação do vapor de água em contato com as superfícies frias. Visto que o cimento e o tijolo são materiais frios, exige-se que o ambiente esteja constantemente aquecido para evitar estas condensações que, não só danificam as paredes devido à proliferação de fungos, como mostram ser extremamente prejudiciais para a saúde.

Numa casa CES são empregados materiais isolantes que, por si só, mantêm o ambiente numa temperatura que evita tais condensações. Adicionalmente, usamos uma membrana externamente, que permite a saída da umidade interna nas paredes, protegendo-as contra a umidade externa.

3. Rapidez de Construção

O baixo peso dos materiais, sistemas de fixação eficientes, facilidade na colocação de tubulações, devido a não abertura de canaletas e muitas outras técnicas do sistema diminuem consideravelmente o tempo de execução. É usual uma redução de no mínimo metade do tempo necessário se comparado a construção convencional.

4. Construção Sustentável

"Desenvolvimento Sustentável é o progresso ou desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações satisfazerem as suas próprias necessidades."

Quanto à construção, muito pode ser feito para defender o meio ambiente e o sistema CES pode, sem dúvida, ser considerado uma construção sustentável, ou denominada pelo popular termo "green building" visto que promove uma maior eficiência econômica, uma enorme poupança de recursos naturais e humanos e um menor impacto ambiental nas soluções adoptadas nas fases de projecto, construção, utilização, reutilização e reciclagem da edificação.

Galeria de Imagens